Páginas

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Acolher


Amigos, depois de dias sem escrever estou aqui de volta. Andei sem vontade de blogar. Em alguns dias até entrei na net para dar uma passada pelos blogs de minhas amigas tão queridas, mas hoje cá estou.
Hoje minha postagem é para uma pessoa na qual gosto muito, que me acompanha desde que nasci.
Infelizmente essa doença não escolhe ninguém não é? E essa minha companheira está com suspeita de estar com ela. Na hora que ela me contou fiquei mal mesmo, nem sabia o que falar, tudo passou pela minha cabeça e tudo que minha família já passou por conta disso, parece um fantasma nos rondando, coisa horrível de sentir.
Fico pensando como a vida se transforma de um minuto para o outro como a música do Toquinho nos fala " e o futuro é uma astronave que tentamos pilotar, não tem tempo, nem piedade, nem tem hora de chegar. Sem pedir licença muda a nossa vida e nos convida a rir ou chorar".
O ênfase é o que fazer depois que se descobre que se está doente com um câncer, eu passei por isso e confesso que até hoje não me acostumei com tantas mudanças e com o fantasma da recindiva.
Vou pedir à Deus que não seja esse diagnóstico, que minha amiga tenha saúde e muita vida pela frente.
Sempre estarei de mãos estendidas para acolher, abraçar, ouvir, pois sei o quanto isso é importante nesses momentos.
Então o que nos resta é orar e pedir à Deus muita força e paz espiritual.
Conto com todos vocês nessa corrente de pensamento positivo para que ela fique bem.
" O amigo ama em todo tempo, é um irmão no dia da desventura".
Um abraço! Fiquem com Deus! Bjssssssssssssssssssssssssssssss

sábado, 13 de novembro de 2010

Caminhar


Olá meus amigos do blog! Muitas saudades de todos vocês.
Estive ausente, pois não estava bem. Estou tentando viver, retomar a vida normal, mas não tem sido fácil.
Comecei a tomar o Tamoxifeno há um mês e tive alguns sintomas como insônia, taquicardia, muita ansiedade. Parece que estou na tpm. Sei que ele mexe com meus hormônios, então é uma avalanche de sensações.
Não voltei a trabalhar ainda, pois entrei com um pedido de readaptação e isso demora. Eu pensei muito antes de decidir se iria voltar para sala de aula ou não, mas depois vi que seria impossível voltar aquela minha vida de stress e preocupação. Enfrentar uma sala com 36, 40 alunos, não daria mais. Tem a questão do braço, por conta dos movimentos repetitivos na lousa e tem o lado emocional que para mim pesa.
Quem é professor sabe do que estou falando, hoje em dia encontramos de tudo em uma sala de aula, falta de valores, famílias desestruturadas, crianças que não tem apoio nenhum em casa, drogas etc... e nós professores querendo ou não temos que ser um pouco de tudo, pais, psicólogas, terapeutas.... vivemos a vida de nossos alunos, sofremos com eles.
Eu sempre me envolvi muito com minhas crianças, com sua fome, com sua dor, com seu abandono, com suas alegrias também, querendo solucionar seus problemas a qualquer custo.
Hoje já não dou mais conta disso, minha saúde já não é a mesma e por isso resolvi pedir a readaptação para trabalhar em outra área na escola que não seja em sala de aula.
Não quero parar de trabalhar, mas o stress que eu vivia sem dúvida não dá mais.
Mas como tudo na rede pública demora eu estou esperando que me chamem no Departamento de perícias médicas em São Paulo para que me avaliem e me concedam a readaptação e enquanto isso tenho que esperar.
Como sou muito ansiosa tem dias que fico muito irritada com toda essa burocracia. A todo momento temos que provar que tivemos câncer, que fizemos cirurgia, quimio e etc....
Fora quando encontro alguém que me diz que não tenho motivos para ficar nervosa, chateada, pois tudo já acabou e que tenho que esquecer que tive isso. Olha melhor nem responder, sabe sou humana e não robô.
Minha mama não me deixa esquecer, não só pelo visual, mas pelo incômodo que sinto nela, arde, coça e ainda dói.
Então essa semana dei uma caída sim, fiquei apática, com vontade de ficar deitada, sem falar, me dei esse direito e resolvi que só vou falar das minhas dúvidas e medos com quem realmente quer me ouvir e me entende. Nada de receitinhas prontas ou frases feitas. Tem horas que a gente precisa de colo não é?
Mas eu estou caminhando, caio e levanto e vou assim até me encontrar de novo ou aceitar essa nova Cristina, bem diferente da anterior.
Desculpe me amigos, mas esse blog serve também para que eu coloque para fora o que me aflige a alma e me faz sentir melhor, pois acho que não estou sozinha não é? Vocês já devem ter passado por isso de alguma forma.
Vou ficando por aqui e lembrando que hoje faz anos que meu querido pai partiu dessa vida, que Deus o acolha em sua infinita bondade. Muita saudades!!!!
Obrigada pelas mensagens deixadas aqui e por terem a paciência de ler o que escrevo, principalmente nesses dias de escuridão.
Um abraço! Fiquem com Deus!

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Caminhada contra o Câncer de mama


Caminhada contra o câncer de mama deve mobilizar cerca de 4 mil pessoas
A intenção é alertar as mulheres de São José dos Campos para a importância de fazer mamografia e não faltar ao exame.
No próximo domingo (7) será promovido, em São José dos Campos (SP), a caminhada contra o câncer de mama. A previsão é de que cerca de 4 mil pessoas participem do evento, que tem por objetivo alertar as mulheres da cidade para a importância de fazer mamografia e não faltar ao exame marcado.
De acordo com informações da prefeitura, a caminhada, de 4 Km, que tem patrocínio e apoio de várias empresas, faz parte das ações do movimento Pense Rosa, lançado em São José dos Campos pelo Fundo Social de Solidariedade em 5 de agosto e coordenado pela entidade Orientavida. É uma campanha que tem por meta conscientizar as mulheres do mundo inteiro sobre a importância da mamografia na prevenção do câncer de mama.
Segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional de Câncer (Inca), foram estimados para este ano cerca de 49.240 novos casos de câncer de mama no Brasil - 15.080 só no estado de São Paulo.
São José dos Campos registrou no ano passado 766 internações de mulheres por neoplasias malignas - sendo 183 por câncer de mama (23% do total).
Ainda de acordo com informações da prefeitura, em 2009 ocorreram na cidade 194 mortes de mulheres por neoplasias malignas - 37 causados por câncer de mama (19% do total).

Fonte: Isaude.net

Olá amigos do blog, eu não poderia deixar de postar aqui esse evento tão importante na prevenção do câncer de mama que será realizado em min ha cidade neste domingo.
É através dessas campanhas que conseguiremos fazer com que um número maior de mulheres consigam detectar o ca de mama em estágio inicial, com grande porcentagem de cura.
Informação é tudo não é mesmo.
Então vamos lá! Repassem a informação e quem puder vá prestigiar!
Um bom fim de semana para vocês! Fiquem com Deus! Bjssssssssssssssssssssss

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Finados


A festa de todos os santos e a comemoração dos fiéis defuntos têm algo em comum e por este motivo foram colocadas uma logo após a outra. Inclusive a passagem evangélica é a mesma, a página das bem-aventuranças. Ambas as celebrações nos falam do mais além. Se não crêssemos em uma vida depois da morte, não valeria a pena celebrar a festa dos santos e menos ainda visitar o cemitério. A quem visitaríamos ou por que acenderíamos uma vela ou levaríamos uma flor?
Portanto, tudo neste dia nos convida a uma sábia reflexão: “Ensina-nos a contar nossos dias – diz um salmo – e alcançaremos a sabedoria do coração”. “Vivemos como as folhas da árvore no outono” (G. Ungaretti). A árvore na primavera volta a florescer, mas com outras folhas; o mundo continuará depois de nós, mas com outros habitantes. As folhas não têm uma segunda vida, apodrecem onde caem. O mesmo acontece a nós? Aqui termina a analogia. Jesus prometeu: “Eu sou a ressurreição e a vida, quem vive e crê em mim, ainda que morra viverá”. É o grande desafio da fé, não só dos cristãos, mas também dos judeus e dos muçulmanos, de todos os que crêem em um Deus pessoal.

Fonte: Bíblia Católica News

Ontem amigos foi o dia de todos os santos e hoje finados, celebrações estas que nos fazem refletir no além dessa vida, na vida eterna, propriamente dito.
Todas as religiões acreditam em uma outra vida, numa vida plena, sem sofrimentos.
Eu confesso à vocês que eu acredito sim nessa vida, acredito nas palavras do evangelho onde Jesus nos fala que o Pai nos preparou muitas moradas. Mas também sei que para se chegar lá iremos morrer para esse mundo e é isso que muitas vezes nos assusta, o medo da morte, da finitude.
Mas o desafio da fé é este: acreditar no que não vemos. Ele nos prometeu uma nova vida, sem lágrimas, sem dor, sem luto. Uma vida de paz! E o melhor em um lugar onde todos conviverão em paz, apesar das diferenças.Para muitos utopia, para outros o que impulsiona a viver, saber que um dia seremos imortais.
Finados é dia também de muita saudade, saudade daqueles que passaram por nossas vidas e deixaram suas marcas, impossível não lembrar não é?
Eu sou suspeita para falar, pois lembro dos meus todos os dias e ainda tenho muito que aprender, pois a saudade é algo que dói.
Já fui ao cemitério levar flores ao túmulo de minha família e fazer minhas preces por eles. Sempre que posso vou até lá levar flores, tem pessoas que não gostam, para mim é um lugar de paz.
Para continuar seguindo sem os que amo e que já partiram, tento sempre pensar que estão com Deus, num lugar bonito, com muitas flores e paz, e que intercedem por nós.
Eles já conseguem ver além, seus espíritos não estão limitados como os nossos e por isso compreendem o amor infinito do Pai, ágape.
Façamos então nossas preces por todos eles, confiantes, pois quem amou aqui com certeza se reencontrará no infinito.
Um abraço à todos! Fiquem com Deus!